Rádio Câmara

Kalimba

Freedom Day 2023

Freedom Day 2023

23/04/2023 - 14h00

  • FREEDOM DAY 2023 - Bloco Único

  • FREEDOM DAY 2023 - Bloco 1

  • FREEDOM DAY 2023 - Bloco 2

Nesta edição Kalimba celebra o dia 27 de abril, o Freedom Day da África do Sul.

Foi em 27 de abril de 1994 que aconteceram as primeiras eleições democráticas dessa nação emergente,  que elegeram Nelson Mandela o primeiro presidente negro do país, marcando o início de uma nova era em sua história.  Por isso, essa data foi escolhida como dia nacional da África do Sul.

Além de berço de homens e mulheres que produzem uma música riquíssima, o país é também um dos grandes mercados fonográficos do continente africano.

Na seleção musical, o hino sul-africano Nkosi Sikelele Africa, registros de clássicos como Miriam Makeba, Ladysmith Black Mambazo e Hugh Masekela, junto com as novas revelações do pop, o som da população branca do país, e até o que está rolando nas plataformas de streaming da África do Sul.

 

Texto e apresentação:    Daniel do Amaral

Trabalhos técnicos:     Carlos Augusto

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.

TODAS AS EDIÇÕES