Rádio Câmara

Reportagem Especial

A Popularização do Podcast - Capítulo 1

10/04/2023 - 08h00

  • A Popularização do Podcast - Capítulo 1

Capítulo 1

Na hora que o ouvinte quiser, ao vivo ou sob demanda, o podcast está cada vez mais popular. O acesso pelo meio digital democratiza ainda mais os conteúdos de áudio. Consumir áudios em podcasts virou febre entre os jovens. Pra quem é da geração digital, o conteúdo agrega valor a suas vidas e proporciona aquela intimidade com o narrador que só a comunicação sonora permite.

Entrevistas nesse capítulo: Marcelo Kischinhevisky, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Álvaro Bufarah, professor das universidades Mackenzie e FAAP; Guilherme Alpendre, jornalista e executivo da Rádio Novelo; Chico Feliti, jornalista.

Capítulo 2

Alguns podcasts narrativos e em série atingiram grande audiência. Neste capítulo, o repórter Eduardo Tramarim entrevista os autores de duas histórias que tiveram grande repercussão. E conta quais são os elementos que capturam a atenção do ouvinte nesse formato e transformam reportagens em sucesso de downloads.

Capítulo 3

O podcast pode ser também uma excelente ferramenta de comunicação entre o mundo político e o público mais jovem. Neste terceiro capítulo, a reportagem traz dois exemplos com essa abordagem: um podcast sobre a ação das mulheres por direitos na Assembleia Constituinte de 1988 e a iniciativa de um parlamentar que criou um podcast para ampliar seu alcance político.

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h