Rádio Câmara

Kalimba

CHEIKH LÔ

CHEIKH LÔ

19/02/2023 - 14h00

Na música da África é comum alguns artistas verem seu talento reconhecido somente na maturidade.

É o caso do veterano músico senegalês Cheikh Lô. Ele nasceu em 1955 no interior do vizinho Burkina Faso, de pais senegaleses. Ainda jovem, aprendeu sozinho a tocar guitarra e bateria, e começou sua carreira em bandas locais de música tradicional e jazz.

Em 1978 foi para o Senegal atuar na banda do cantor Ouza.  De lá, seguiu para Paris, onde conheceu astros como o camaronês Manu Dibango e o congolês Papa Wemba, tocando com eles em shows e gravações.

O grande salto na carreira se deu em 1995,  quando seu conterrâneo Youssou N’Dour produziu seu primeiro álbum solo, Né La Thiass, o primeiro de seis álbuns de estúdio. A partir daí, Cheikh Lô ganhou projeção internacional com participações em festivais na Europa e Estados Unidos, incluindo parcerias com o bloco Ilê Ayê e outros artistas brasileiros.  Seu estilo reúne os ritmos do Senegal, como o mbalax, com o soukous e o reggae.

Cheikh Lô usa o cabelo com dreadlocks, semelhante ao dos rastafári da Jamaica, mas na verdade pertence à confraria islâmica sufi dos Bayefall, que também adota esse visual.

Texto e apresentação:    Daniel do Amaral

Trabalhos técnicos:     Marinho Magalhães

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.

TODAS AS EDIÇÕES