Painel Eletrônico

Relator da autonomia do Banco Central, Silvio Costa Filho crê em diálogo para redução da taxa de juros

14/02/2023 - 08h00

  • Entrevista: Dep. Silvio Costa Filho (Rep-PE)

Na visão do deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), o governo federal, através do Ministério da Fazenda, e o Banco Central têm amplas condições de estabelecerem um diálogo para a redução da taxa de juros no país, num debate que leve em conta os riscos internacionais, o endividamento público e a falta de previsibilidade econômica do país, em contraposição à necessidade de estimular o crédito para retomar a economia brasileira.

O parlamentar foi o relator do projeto que, há dois anos, concedeu autonomia ao Banco Central, e considera a medida essencial para reforçar a competividade do Brasil frente ao mercado internacional, melhorando a nota de crédito e dando segurança jurídica aos empreendedores que queiram investir no país.

Silvio Costa Filho defende a redução da taxa básica de juros, da mesma forma que o atual governo, lembrando inclusive que cada ponto percentual no índice de juros representa R$ 50 bilhões a mais que o governo precisa mobilizar para a rolagem do pagamento de juros da dívida pública. Esses valores, considera o parlamentar, devem ser voltados para investimentos em infraestrutura e para disponibilizar mais recursos no mercado produtor e consumidor através do estímulo ao crédito.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.