Trilha das Artes

Cilene Guedes leva à cena a história da poeta e primeira jornalista Narcisa Amália

Cilene Guedes leva à cena a história da poeta e primeira jornalista Narcisa Amália

11/02/2023 - 19h00

  • Cilene Guedes e a história de Narcisa Amália (bloco único)

FOTO: DANIEL BARBOZA

A atriz, produtora, dramaturga e jornalista carioca Cilene Guedes divide o palco com mais três atrizes (Gabriela Estevão, Jacyara de Carvalho e Nina Pamplona) para contar a trajetória da poeta romântica, Narcisa Amália. Nascida nem São João da Barra, no Rio, Narcisa foi a primeira mulher a se tornar jornalista profissional no Brasil. Era republicana, abolicionista e defensora dos direitos e da liberdade da mulher. No programa, Cilene passeia pela história dessa artista fluminense que despontou nos últimos anos do século XIX e conta como transformou sua pesquisa no espetáculo teatral Narcisa. A sua trilha sonora é composta por músicas cantadas por mulheres que remetem ao espírito libertário e ativista de Narcisa Amália, como Edith Piaf (L'accordéoniste); Nina Simone (Sinnerman) e Aracy de Almeida (Camisa Amarela).

Mais sobre CILENE GUEDES

Cilene Guedes é atriz, produtora, dramaturga e jornalista, tendo atuado durante 18 anos nas redações de importantes veículos de comunicação cariocas, como os jornais O Globo e Jornal do Brasil, e Revista Época.

Como atriz, estreou no teatro profissional em 2011, no musical "Emilinha e Marlene". Atuou em "Furdunço no Fiofó do Judas" (Prêmio de Humor 2020 de texto e indicada a melhor peça). Foi Aracy de Almeida, Eneida de Morais e Maysa no musical "Elizeth - a Divina" (indicada ao Prêmio Fita 2018 como melhor atriz coadjuvante). Autora e atriz de "Jumbo”, direção de Joana Lebreiro. Fez direção cênica e assistência de direção de diversos espetáculos.

Como dramaturga, escreveu “Jumbo” e o infantil “Cumbuca e a menina que salvou a mata”. Assinou a dramaturgia e a direção cênica do recital lírico “Melancholia”, no Teatro Municipal de Niterói, e a adaptação de “Bodas de Fígaro” para a Cia Nuovo de Ópera. É autora de “Um palco para Narcisa” e “Casa Fritzl”, novos projetos da Cia Baú da Baronesa. Coadaptou contos de Tolstói, escreveu peça para o Grupo Os Satyros e desenvolveu projetos de dramaturgia durante a sua formação.


Produção, Reportagem e Apresentação André Amaro 

O programa mistura música, informação e opinião, além de trazer entrevistas com grandes artistas brasileiros.

Sábado, às 19h, e domingo, às 9h. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.