Rádio Câmara

Salão Verde

Reconstrução das políticas socioambiental e climática

Reconstrução das políticas socioambiental e climática

21/11/2022 - 12h00

  • Reconstrução das políticas socioambiental e climática

Salão Verde detalha o monitoramento da sociedade civil que aponta 401 atos do governo Bolsonaro que precisam ser revogados ou revisados imediatamente no governo Lula para a reconstrução das políticas socioambiental e climática do Brasil. O documento “Reconstrução”, elaborado pelo Instituto Talanoa e o projeto Política por Inteiro, peneirou 140 mil decretos, portarias e instruções normativas de ministérios e órgãos do Executivo desde 2019. O estudo mostra os atos que teriam desmontado avanços de política pública, materializando as táticas de “passar a boiada” na legislação ambiental e de “cupinização” corroendo as instituições por meio de desregulações, flexibilizações de normas e cortes orçamentários. “Reconstrução” foi entregue à equipe de transição do governo federal e à Frente Parlamentar Ambientalista. Também circulou na COP-27, a cúpula climática realizada no Egito. O programa ainda mostra que a ideia do “revogaço” divide opiniões na Câmara dos deputados.

Pontos de vista nesta edição: Ana Paula Prates, doutora em ecologia, engenheira ambiental e diretora de políticas públicas do Instituto Talanoa. Deputados: Evair Vieira de Melo (PP-ES), Nilto Tatto (PT-SP), Caroline de Toni (PL-SC) e deputada eleita Célia Xakriabá (PSOL-MG).

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.