Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Desafios da educação no Brasil passam pela infraestrutura das escolas e pela valorização dos professores

20/09/2022 -

  • Entrevista - Maria Helena Guimarães

Presidente do Conselho Nacional de Educação, Maria Helena Guimarães aponta que a melhoria na estrutura das escolas é fundamental para aprimorar a aprendizagem, ao lembrar que nada menos que 17% dos perto de 265 mil estabelecimentos de ensino no país não dispõem nem mesmo de banheiro para seus alunos, professores e demais trabalhadores.

A professora da Unicamp e socióloga observa que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) oferece apoio aos estados e municípios para melhorar a situação dos prédios escolares, mas trabalha com programas únicos para todo o Brasil, devendo se adequar às necessidades de cada região. Já com relação aos profissionais da educação, Maria Helena considera que não há como oferecer educação de qualidade para diminuir as desigualdades socioeconômicas, sem políticas de valorização da formação profissional, plano de carreiras e remuneração mais adequada para os professores.

Ela acredita ainda que o aumento de recursos do Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, além de sua transformação em ação permanente de Estado, pode contribuir para diminuir as desigualdades regionais na oferta de educação de qualidade, inclusive por apresentar novos critérios de redistribuição de recursos para atingir os municípios, estados e regiões mais necessitadas.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE