Rádio Câmara

Reportagem Especial

Cem Anos do Rádio - Capítulo 3

14/09/2022 - 08h00

  • Cem Anos do Rádio - Capítulo 3

Capítulo 1

Em mais de 100 anos de história, o rádio deixou de ser uma experiência entre aficionados pela tecnologia para se tornar uma das instituições mais importantes da nossa sociedade, uma entidade que leva educação, cultura e informação a milhares de brasileiros. 

Capítulo 2

Primeiro, foi o rádio educativo, depois surgiu o modelo comercial. Mais tarde, as rádios comunitárias, públicas e legislativas. Agora, rádios web e os podcasts. O rádio acompanhou as inovações e as mudanças na sociedade. Hoje, segundo pesquisa da Kantar Ibope Media, três de cada cinco brasileiros consomem rádio todos os dias, numa média de 4 horas a 4h30.

Capítulo 3

Para durar 100 anos, sobrevivendo à competição com a tv e a internet, o rádio precisou se adaptar: encontrou novos formatos, como o podcast, e alcançou novas plataformas, como o celular e as redes sociais. Mas há ainda transformações em curso e outras por vir.

Entrevistas neste capítulo: Cristiano Flores, diretor-geral da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão); Paulo Cardoso, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); professora e doutora Karina Farias; William Zambelli, do Ministério das Comunicações.

Capítulo 4

O fim do rádio AM local abre espaço para a pergunta: será que o FM também pode acabar? Com tantas novidades tecnológicas, será que o futuro do rádio é 100% digital?

Capítulo 5

O rádio é um serviço público. Pode ser operado por empresas privadas e por outras entidades da sociedade civil com a permissão do Estado. Mas pode também ser operado pelo próprio Estado, como a Rádio Câmara. Uma das missões das emissoras estatais é levar ao ouvinte outros pontos de vista sobre os acontecimentos da vida nacional.

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h