Rádio Câmara

Salão Verde

Hidrogênio verde: na rota da transição energética

Hidrogênio verde: na rota da transição energética

12/09/2022 - 12h00

  • Hidrogênio verde: na rota da transição energética

Salão Verde mostra as perspectivas em torno do “hidrogênio verde”, apelidado de “combustível do futuro” e “nova commodity energética” mundial. É parte das estratégias de transição para o uso de energias de baixa emissão de gases poluentes, fundamentais em tempos de mudanças climáticas e aquecimento global. Ao contrário do “hidrogênio cinza”, obtido por meio de combustíveis fósseis, como o gás natural, o “hidrogênio verde” é gerado a partir de fontes renováveis de energia, como água, sol e biomassas. O quadro “GeoLógicas” relembra as várias utilidades do elemento químico mais abundante no universo, desde a impulsão do lendário dirigível Zeppelin, no século 19, até múltiplos usos industriais. E também revela o entusiasmo de especialistas com o novo paradigma que se abre a partir do “hidrogênio verde” em transportes, fertilizantes e desenvolvimento sustentável. Conheça os quatro locais com poços de hidrogênio natural no Brasil e os 10 estados com polos de desenvolvimento do “hidrogênio verde”. O tema foi um dos destaques em recente Simpósio Global sobre Soluções Sustentáveis em Água Energia, promovido por Itaipu Binacional e UNDESA, Departamento da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais.

Pontos de vista nesta edição: Paulo Emílio de Miranda, presidente da Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2) e professor da pós-graduação em engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ); José Toron, diretor da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA); André Pepitone, diretor financeiro de Itaipu Binacional; e Paloma Martín, presidente do Canal de Isabel II e conselheira de meio ambiente da Comunidade Autônoma de Madri, Espanha.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.