Rádio Câmara

Kalimba

LENNA BAHULE: Música da África feita no Brasil

LENNA BAHULE: Música da África feita no Brasil

21/08/2022 - 14h00

Existem no Brasil artistas africanos que moram por aqui e tocam sua carreira musical no exterior. A moçambicana Lenna Bahule encontrou seu espaço na cena cultural paulistana e, ao longo de sete anos, construiu uma relação muito interessante com os artistas e com o público local, sem abrir mão da sua africanidade.
Lenna Bahule cresceu ouvindo Djavan, Milton Nascimento, Ivan Lins, Nana Caimmy, e em 2012 resolveu realizar o desejo de estudar na conceituada escola de música Berklee, em Massachusets. Mas antes fez uma parada no Brasil, e acabou ficando mesmo em São Paulo.
Lá ela começou a mostrar seu talento como cantora, arte educadora e ativista cultural. Além da música, Lenna Bahule atuou sempre com uma agenda movimentada. Para ela, a música é um canal de partilha de espiritualidade e ancestralidade. Numa entrevista, ela declarou que foi no Brasil que ela se descobriu negra, e se inseriu na luta pela afirmação de negritude como forma de luta por igualdade racial.
Em 2020, Lenna Bahule voltou para Moçambique, e lá retomou sua carreira após a pandemia. Nessa nova fase, mesmo de longe, ela mantém uma importante interação com artistas que ela conheceu por aqui e continua reunindo Brasil e Moçambique em sua produção.

Texto e apresentaçâo:    Daniel do Amaral

Trabalhos técnicos:       Marinho Magalhães

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h e segunda à 0h

TODAS AS EDIÇÕES