Rádio Câmara

Salão Verde

A agonia dos Yanomami

A agonia dos Yanomami

13/06/2022 - 12h00

Salão Verde traz a agonia dos Yanomami, ameaçados pelo garimpo ilegal, aliciamento sexual de mulheres e crianças, variadas formas de doença e de violência, além de desestruturação social dentro de suas próprias terras indígenas, homologadas há 30 anos em Roraima. As denúncias estão no Relatório “Yanomami sob ataque”, das Associações Hutukara (Yanomami) e Wanasseduume (Ye’kwana), e em depoimentos dramáticos feitos em comissões da Câmara dos Deputados. Em meio a cobranças de parlamentares, da sociedade civil e até da Organização das Nações Unidas (ONU) por investigações, políticas públicas e garantia dos direitos constitucionais dos indígenas, a Polícia Federal e a Fundação Nacional do Índio (Funai) citam as ações em curso para tentar acabar com a série de ameaças ao povo Yanomami. Foto: Associação Hutukara

Pontos de vista nesta edição: Junior Yanomami, da Associação Hutukara Yanomami; Juliana Batista, advogada do Instituto Socioambiental (ISA); Geovanio Pantoja, representante da Fundação Nacional do Índio (Funai); Paulo Oliveira, delegado da Polícia Federal; Jan Jarab, representante regional do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos (ACNUDH); Renan Sotto Mayor, do grupo de trabalho sobre comunidades indígenas na Defensoria Pública da União; Alisson Marugal, do Ministério Público Federal; e deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), coordenadora da Comissão Externa da Câmara dos Deputados que a companha as violações de direitos dos Yanomami.

Produção - Lucélia Cristina
Apresentação e pesquisa - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h; terça, 6h; sexta, 12h; e domingo, 10h.