Rádio Câmara

Reportagem Especial

Matopiba - Capítulo 2

02/06/2022 - 08h00

Capítulo 1

A sigla chama a atenção: Matopiba é a junção das sílabas iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Região que, desde a década de 1980, vem se destacando na produção agrícola, Matopiba é também uma área de conflitos agrários e com risco de ameaças ao meio ambiente.

Capítulo 2

A região do Matopiba é considerada a última grande fronteira agrícola do país. Mas o avanço da produção traz também dois grandes problemas a serem vencidos: a questão fundiária e seus reflexos na preservação do meio ambiente.

Entrevistas neste Capítulo: Wellington Dias, ex-governador do Piauí; Barbara Camardelli, da Procuradoria Geral do Governo da Bahia; Samuel Britto, integrante da Comissão Pastoral da Terra do Centro-Oeste da Bahia; Eleusa Gutemberg, diretora de Governança Fundiária do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária); Moisés Schmidt, vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia.

Capítulo 3

Está em discussão na Câmara o projeto que cria o Complexo Geoeconômico e Social do Matopiba, região que pode ganhar a adesão também do Pará.  A unificação se daria em áreas como a cobrança de impostos, o tratamento ambiental, além da regularização de terras.

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h