Rádio Câmara

Reportagem Especial

Sistema Único de Assistência Social - Capítulo 2

25/11/2021 - 08h00

  • Sistema Único de Assistência Social - Capítulo 2

Capítulo 1

A Assistência Social é um dever do Estado e todos os brasileiros e brasileiras que necessitam têm direito a acessar essas políticas. Mas os recursos para o Sistema Único de Assistência Social- vêm diminuindo ano a ano, ao passo que a demanda só cresce. As regras para o financiamento do Suas estão em debate na Câmara.

Capítulo 2

Sem um orçamento mínimo definido por lei, a redução de verbas para o financiamento do Suas afeta os usuários em todo o país. Segundo o Ministério da Cidadania, 70 milhões de pessoas cadastradas no CadÚnico têm uma renda mensal familiar de até meio salário-mínimo e são potenciais usuários do Sistema de Assistência Social.

Entrevistas nesse capítulo: Antônia Alves, representante do Fórum Nacional de Usuários do Suas; Joana D´Arc, agente de Ação Social no DF; Jackylyny Picanço, profissional de Educação Física; Pedro Reis, Coordenador-geral do Fórum Nacional de Usuários do Suas; Viviane França, Secretária de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar de Contagem (MG); Julia Rodrigues, consultora de Orçamento da Câmara; Maria Yvelônia Araújo, Secretária Nacional de Assistência Social.

Capítulo 3

Com o aumento da pobreza e da fome, o Sistema Único de Assistência Social é pressionado pela demanda maior de um lado e a escassez de recursos de outro. Entenda a proposta que muda a constituição e cria um financiamento mínimo para o Suas.

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h