Rádio Câmara

Reportagem Especial

Albinismo - Capítulo 2

30/09/2021 - 08h00

Capítulo 1
Faltam políticas públicas para a população albina no Brasil. Não se sabe ao certo nem qual é o tamanho desse grupo. Um projeto de lei (PL 7762/14) em discussão na Câmara cria a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Albinismo. Representantes de associações de albinos reclamam da invisibilidade.

Capítulo 2
As principais consequências do albinismo para a saúde são a falta de melanina na pele, o que torna difícil a exposição ao sol, e a baixa visão. Dermatologistas e oftalmologistas mostram quais políticas públicas são mais urgentes. Uma providência importante para os albinos é a prevenção ao câncer de pele.

Entrevistas nesse capítulo: Carolina Marçon, médica e integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia; Nereida dos Santos, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Erika Xavier, integrante do grupo Albinos do Piauí; Joselito da Luz, diretor-executivo da Associação das Pessoas com Albinismo na Bahia (APALBA); Sabrina Costa, oftalmologista

Capítulo 3
Uma professora universitária de Brasília e um auxiliar administrativo de Campinas contam como as consequências do albinismo interferem na vida prática, desde as dificuldades para pegar um ônibus até o preconceito das outras pessoas por falta de informação.

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h40 - dentro do programa Painel Eletrônico - e 23h