Rádio Câmara

Kalimba

Moçambique e Cabo Verde - 46 anos de independência - REPRISE

Moçambique e Cabo Verde - 46 anos de independência -  REPRISE

04/07/2021 - 14h00

  • Moçambique e Cabo Verde: 45 anos de independência - Bloco Único

  • Moçambique e Cabo Verde: 45 anos de independência - Bloco 1

  • Moçambique e Cabo Verde: 45 anos de independência - Bloco 2

Kalimba se congratula com os povos irmãos de Moçambique e de Cabo Verde.  Os dois países de língua portuguesa comemoram esta semana  46 anos de independência.   Moçambique no dia 25 de junho e Cabo Verde em 5 de julho.

Preparamos uma edição com grandes representantes da música contemporânea dessas nações dançantes, com o balanço e a alegria que a data merece.

De Moçambique teremos os astros da marrabenta – seu ritmo nacional – com Stewart Sukuma e Ghorwane; a tradição de Roberto Chitsondzo; a dançante Zav Madina; o balanço afrobeat de Cacique 97; o jazz de Moreira Chonguiça e uma jovem artista moçambicana que mora em São Paulo:  Lenna Bahule.

Da riquíssima música de Cabo Verde teremos o agito do funaná de Ferro Gaita e da cantora Lura; o romantismo de Grace Évora e de Elida Almeida, em dueto com a brasileira Roberta Campos; a sensualidade da voz de Mayra Andrade; e a voz imponente da diva dos pés descalços,  Cesária Évora.

 

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.

TODAS AS EDIÇÕES