Rádio Câmara

Reportagem Especial

Saúde Mental na Pandemia - Capítulo 1

03/05/2021 - 00h08

  • Saúde Mental na Pandemia - Capítulo 1

Capítulo 1
A Organização Mundial de Saúde já apontou que o mundo vive uma crise de saúde mental como resultado da pandemia de Covid 19. A OMS pediu prioridade dos governos para combatê-la, já que o problema pode levar anos para ser superado. O impacto da depressão e da ansiedade nos brasileiros foi identificado desde o início da pandemia, em especial entre os jovens e as mulheres. O atendimento psicológico remoto se expande e abre uma oportunidade essencial de tratamento nesse momento.

Entrevistas neste capítulo: Dra. Margareth Guimarães Lima, pesquisadora da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp; Wallace Souza, psicólogo, idealizador do projeto Psicologia Solidária; Ana Sandra Fernandes, Presidente do Conselho Federal de Psicologia. E o deputado Lucas Gonzalez (Novo-MG), presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio e à automutilação.

Capítulo 2
Neste momento em que a pandemia já completa mais de um ano desde a declaração da Organização Mundial de Saúde, uma das maiores preocupações surge dos efeitos do isolamento social e da quebra de rotinas na saúde mental das crianças e dos jovens. Nesse segundo capítulo da série sobre saúde mental e a pandemia da Covid-19, um alerta para que os pais fiquem atentos e procurem ajuda para seus filhos.

Capítulo 3
As mulheres são as que tem a saúde mental mais afetada durante a pandemia da Covid-19. Neste terceiro capítulo da série sobre saúde mental e pandemia, dados demonstram como o problema se alastra nas periferias, entre a população de mulheres mais vulneráveis. A reportagem também aponta de que forma elas podem conseguir ajuda para enfrentar essa realidade.

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h