Rádio Câmara

Reportagem Especial

Violência Contra a Mulher na Pandemia - Capítulo 1

06/05/2021 - 08h00

  • Violência Contra a Mulher na Pandemia - Capítulo 1

Capítulo 1
O confinamento e o isolamento social aumentaram os índices de violência contra a mulher. Por conta das dificuldades da pandemia do coronavírus, as ocorrências presenciais nas delegacias diminuíram, mas cresceram os pedidos de socorro feitos por meio de outros canais. Incentivar as denúncias online foi uma estratégia encontrada para evitar uma tragédia ainda maior.

Entrevistas neste capítulo: Amanda Pimentel, pesquisadora do Forum Brasileiro de Segurança Pública; Juliana Martins, coordenadora institucional do Forum Brasileiro de Segurança Pública; delegada Adriana Roma, titular da segunda unidade da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam); Gabriela Manssur, promotora pública; Leandra Certeza, jornalista e consultora em inclusão de pessoas com deficiência.

Capítulo 2
As dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus para combater a violência doméstica levaram à criação de campanhas como a Sinal Vermelho. A relação entre isolamento e violência contra a mulher também está sendo objeto de pesquisa acadêmica. Mas persistem velhos problemas, anteriores à pandemia, como a fragilidade de redes de apoio e a dificuldade de se detectar a violência psicológica, que é mais sutil.

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h40 - dentro do programa Painel Eletrônico - e 23h