Reportagem Especial

Desafios da Educação - Capítulo 1

15/03/2021 - 00h00

  • Desafios da Educação - Capítulo 1

Capítulo 1

Gestores, professores, pais e alunos ainda têm muitas dúvidas sobre como será o funcionamento das escolas ao longo de 2021 por causa da pandemia do coronavírus. Especialistas defendem a volta às aulas seguindo todos os protocolos sanitários, pois acreditam que o fechamento prolongado dos estabelecimentos de ensino pode trazer outros problemas. A preocupação de alguns parlamentares é com a falta de infraestrutura das escolas.

Entrevistas neste capítulo: Roberto Medronho (infectologista), Florence Bauer (representante do Unicef no Brasil), Jucie Parreira (secretário de Educação de Almirante Tamandaré-PR) e Lucia Dallagnelo (Centro de Inovação para a Educação Brasileira); e as deputadas Leandre (PV-PR) e Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO).

Capítulo 2

O ensino híbrido, misturando conteúdos presenciais e online, chegou com a pandemia, mas pode fazer parte do futuro da educação brasileira. Para isso, é preciso que alunos e professores tenham bom acesso à internet. Os indicadores mostram, no entanto, que a conectividade das escolas ainda deixa a desejar.

Capítulo 3

O Fundeb, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação, se tornou em 2020 uma ferramenta permanente de distribuição de recursos. A aposta é em amenizar as desigualdades e levar em conta parâmetros como a melhoria da aprendizagem na hora de repartir o orçamento.

Capítulo 4

Além da redistribuição de recursos para melhorar a qualidade do ensino, especialista em educação apontam que as mudanças no Fundeb precisam valorizar os profissionais que estão nas escolas, incentivar a participação da sociedade civil no acompanhamento da aplicação do dinheiro e incrementar os mecanismos de fiscalização.

Capítulo 5

Parlamentares e especialistas mostram o que ainda precisa ser feito para tornar o Fundeb um mecanismo eficiente de redistribuição de recursos. Um dos pontos a serem reavaliados são os chamados “fatores de ponderação”. Segundo eles, outra preocupação é que o investimento financeiro se reverta em mais qualidade na aprendizagem.

Trabalhos Técnicos: Toni Ribeiro

Produção: João Paulo Florêncio

Reportagem: Claudio Ferreira

Edição: Vera Morgado

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