Painel Eletrônico

Teresa Cristina de Novaes Marques: livro mostra esforço de três gerações pela participação da mulher na política

01/03/2021 - 08h00

  • Entrevista – Teresa Cristina de Novaes Marques

Com mais de 120 mil downloads, o livro O voto feminino no Brasil mostra as dificuldades para as mulheres conseguirem o direito a votar, obtido há apenas 89 anos, em 1932. Autora da publicação, a professora da UnB Teresa Cristina de Novaes Marques, explica que o objetivo do texto é mostrar, sem simplificações e com senso crítico, o esforço de três gerações pela participação da mulher na vida política nacional.

Na visão da especialista, o voto foi historicamente negado às mulheres porque havia uma percepção de que eram inábeis ou inaptas, além de não terem acesso à educação formal. Segundo ela, conforme o século XIX foi avançando, mais mulheres foram se tornando professoras, advogadas, médicas, o que fomentou o movimento sufragista.

O livro é complementado por outra publicação da professora Teresa Marques, que faz um balanço sobre a violência sofrida pelas mulheres, em geral simbólica, em suas experiências de participação na política. A doutora avalia que as mulheres lutaram para derrubar as barreiras legais para votar e serem votadas, mas ainda é necessário avançar na quebra de dificuldades culturais para garantir a verdadeira integração feminina no sistema político nacional. Os dois livros foram publicados pela Edições Câmara e estão disponíveis para donwload.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi 

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.