Rádio Câmara

Reportagem Especial

SUS na pandemia - capítulo 3

01/02/2021 - 00h00

Capítulo 1

O nosso Sistema Único de Saúde tem sido o protagonista no enfrentamento da Covid-19. No primeiro episódio desta série de cinco capítulos, você vai entender a proposta de serviço universal, igualitário e gratuito do SUS.  E como este modelo de sistema de saúde impede uma tragédia ainda maior causada pela pandemia no Brasil.

Capítulo 2

Por que faltam recursos no SUS? Financiado por investimentos da União, estados e municípios, nosso sistema de saúde vive um crônico caso de subfinanciamento. É o que afirmam especialistas e deputados que explicam como essa situação atingiu o ápice na pandemia da Covbid-19. 

Capítulo 3

A relação entre o setor público e o setor privado de saúde no Brasil é definida pela Constituição. A lei que criou o SUS prevê um funcionamento simultâneo de uma rede de atendimento pública e gratuita e outra particular. Deputados e especialistas explicam como os recursos públicos são divididos entre esses setores e apontam o futuro dessa relação no pós-pandemia.

Entrevistas neste capítulo: Gonzalo Vecina Neto, médico sanitarista; Leonardo Carnut, professor da Universidade Federal de São Paulo; Carlos Ocké-Reis, pesquisador do IPEA.

 Capítulo 4

A pandemia da Covid-19 pode mostrar caminhos para o Brasil superar mazelas históricas da saúde pública. Entre os problemas críticos evidenciados pela pandemia estão a falta de UTIs e as desigualdades de estrutura da rede de atendimento de saúde nas diferentes regiões do Brasil.

Capítulo 5

Uma reforma de gestão no SUS, com mais parcerias entre os setores público e privado. E a necessidade de ampliação da rede de atendimento de saúde no interior do país. Essas são algumas propostas defendidas por especialistas e deputados que apontam novos rumos para o SUS.

Trabalhos técnicos – Carlos Augusto de Paiva

Produção – João Paulo Florêncio

Reportagem – Vera Morgado

Edição – Claudio Ferreira e Mônica Thaty

 

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h40 - dentro do programa Painel Eletrônico - e 23h