Rádio Câmara

Salão Verde

Oh, raios!

Oh, raios!

01/03/2021 - 12h00

O Brasil está na lista dos países com maior incidência de raios no mundo: só em 2020, foram registrados 121 milhões de raios no país, quase o dobro do ano anterior (62 milhões). Alguns fenômenos climáticos, como La Niña, presente em 2021, ampliam a tendência de temporais e a quantidade de relâmpagos e trovões. Mais de duas mil pessoas morreram atingidas por raios no Brasil entre 2000 e 2019. O Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (ELAT/INPE) tem estudo minucioso sobre o poder de destruição dessas descargas elétricas e o perfil das vítimas fatais (gênero, faixa etária, estado, estação do ano e local da ocorrência: área rural ou urbana, dentro de casa, perto de praias, rios ou piscinas etc). Na economia, os prejuízos chegam a R$ 1 bilhão por anoSalão Verde ainda detalha o monitoramento dos raios, traz dicas de prevenção e desvenda mitos e lendas quanto à atração de espelhos e à queda de raios em um mesmo lugar.

Entrevistas nesta edição: Osmar Pinto Junior, doutor em geofísica espacial, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT/INPE); e Francisco de Assis Diniz, mestre em climatologia e chefe da previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h; terça, 6h; sexta, 12h; e domingo, 10h.