Rádio Câmara

Reportagem Especial

Teletrabalho - Capítulo 1 (reprise)

26/10/2020 - 07h50

Capítulo 1: De acordo com o IBGE, entre o final de junho e o começo de julho, quase 9 milhões de pessoas estavam trabalhando de casa por conta da pandemia de coronavírus. A reportagem especial vai abordar um tema que já vinha sendo considerado uma tendência mundial: o teletrabalho. No primeiro capítulo, saiba mais sobre quais são os direitos e deveres de patrões e empregados.

Ouvidos nesse capítulo: Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Alexandre Agra Belmonte; Luis Otávio Pinto, presidente da Sobratt, Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades; Maria Júlia Pantoja, pesquisadora da Universidade de Brasília; Rogério Scheidemantel, consultor legislativo da Câmara dos Deputados; e deputado Celso Maldaner (MDB-SC).

Capítulo 2: No geral, as pessoas que estão no teletrabalho estão satisfeitas por manter seu emprego durante a pandemia e poder fazer isso em segurança. Mas também é recorrente a reclamação de que a jornada de trabalho se confundiu com as outras atividades. Ouça alguns depoimentos de trabalhadores com o escritório em casa e as suas dificuldades.

Capítulo 3: Quais são as vantagens e desvantagens do novo regime na visão de especialistas? Como está o teletrabalho no mundo e as experiências do setor público na pandemia.

Capítulo 4: Quais são as sugestões de mudanças na legislação atual? Os trabalhadores se preocupam com uma jornada de trabalho sem controle e com a aquisição dos equipamentos e da infraestrutura necessária para o teletrabalho.

Capítulo 5: Nesta última parte da reportagem especial sobre teletrabalho, ouvimos uma especialista em ergonomia para falar um pouco dos cuidados com a saúde no trabalho em casa. Outros entrevistados falam também sobre a saúde mental.

Trabalhos técnicos – Indalécio Waderley
Produção – João Paulo Florêncio
Reportagem – Sílvia Mugnatto
Edição – Cláudio Ferreira e Mônica Thaty

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h40 - dentro do programa Painel Eletrônico - e 23h

MAIS CONTEÚDO SOBRE