Rádio Câmara

Reportagem Especial

Teletrabalho - capítulo 3

05/08/2020 - 07h40

Capítulo 1: De acordo com o IBGE, entre o final de junho e o começo de julho, quase 9 milhões de pessoas estavam trabalhando de casa por conta da pandemia de coronavírus. A reportagem especial vai abordar um tema que já vinha sendo considerado uma tendência mundial: o teletrabalho. No primeiro capítulo, saiba mais sobre quais são os direitos e deveres de patrões e empregados.

Capítulo 2: No geral, as pessoas que estão no teletrabalho estão satisfeitas por manter seu emprego durante a pandemia e poder fazer isso em segurança. Mas também é recorrente a reclamação de que a jornada de trabalho se confundiu com as outras atividades. Ouça alguns depoimentos de trabalhadores com o escritório em casa e as suas dificuldades.

Capítulo 3: Quais são as vantagens e desvantagens do novo regime na visão de especialistas? Como está o teletrabalho no mundo e as experiências do setor público na pandemia.

Ouvidos nesse capítulo: Geraldo Goés, pesquisador do Ipea; Rogério Scheidemantel, analista legislativo da Câmara dos Deputados; Maria Júlia Pantoja, pesquisadora da Universidade de Brasília; Tânia Figueira, analista do CNPq; e Clóvis Scherer, do Dieese.

Capítulo 4: Quais são as sugestões de mudanças na legislação atual? Os trabalhadores se preocupam com uma jornada de trabalho sem controle e com a aquisição dos equipamentos e da infraestrutura necessária para o teletrabalho.

Capítulo 5: Nesta última parte da reportagem especial sobre teletrabalho, ouvimos uma especialista em ergonomia para falar um pouco dos cuidados com a saúde no trabalho em casa. Outros entrevistados falam também sobre a saúde mental.

Trabalhos técnicos – Indalécio Wanderley
Produção – João Paulo Florêncio
Reportagem – Sílvia Mugnatto
Edição – Cláudio Ferreira e Mônica Thaty

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h