Rádio Câmara

Kalimba

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: 45 anos de Independência

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: 45 anos de Independência

26/07/2020 - 14h00

  • SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: 45 anos de Independência - BLOCO ÚNICO

  • SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: 45 anos de Independência - BLOCO 1

  • SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: 45 anos de Independência - BLOCO 2

  • SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: 45 anos de Independência - BLOCO 3

O ano de 1975 foi marcado pelo  desmanche do império colonial português na África.  Um dos países que ganharam a independência em julho daquele ano foi a República Democrática de São Tomé e Príncipe, que passou a fazer parte da Comunidade dos países de língua oficial portuguesa. A nova nação adotou como símbolo a imagem de dois papagaios em pleno voo.

As duas ilhas – Príncipe e São Tomé – formam um pequeno território com quase mil quilômetros quadrados e pouco mais de 200 mil habitantes, que abrigam uma grande riqueza cultural e musical.

Para comemorar os 45 anos de Independência, Kalimba traz algumas das vozes que fazem a história da música são-tomense:  Gilberto Gil Umbelina, grupo África Negra, o compositor João Seria, a voz de Kallu Mendes, Filipe Santo, Lindex, o veterano Aider Índia, Banda Sangazuza, entre outros.

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.

TODAS AS EDIÇÕES