Rádio Câmara

Reportagem Especial

Fake News - Capítulo 3

15/04/2020 - 07h40

Capítulo 1: A expressão “fake news” entrou de vez no vocabulário do brasileiro. As notícias falsas disseminadas pela internet viraram uma preocupação de todos e seus efeitos estão sendo discutidos no Congresso Nacional. Em uma reportagem especial de cinco capítulos, o repórter Eduardo Tramarim mostra que elas prejudicam várias áreas, da saúde pública à política.

Capítulo 2: As “fake news” viraram caso de saúde pública. Em tempos de pandemia do coronavírus, o surto de notícias falsas pode levar à contaminação pelo medo e à tentativa de desmoralização da ciência.

Capítulo 3: Não é só no combate ao coronavírus que as notícias falsas causam danos. Hoje, ele apresenta outro problema de saúde pública: fake news que tentam desmoralizar campanhas de vacinação.

Capítulo 4: Você acredita que a divulgação de fake news pode influenciar uma eleição? No quarto capítulo da reportagem especial sobre as fake news, ouça sobre o estrago que as notícias falsas podem fazer na política.

Capítulo 5: A Justiça Eleitoral teme a influência das fake news sobre os rumos do pleito deste ano. No último capítulo da reportagem especial, saiba mais sobre como estão os trabalhos para reduzir ao máximo os efeitos das notícias falsas sobre os eleitores.

Reportagem – Eduardo Tramarim

Produção – João Paulo Florêncio

Edição – Marcello Larcher

Trabalhos técnicos – Toni Ribeiro

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h