Rádio Câmara

Reportagem Especial

Manifestos indígenas – Capítulo 4

20/02/2020 - 07h40

  • Manifestos indígenas – Capítulo 4

Capítulo 1 – Manifestos: Após encontro de várias etnias, os povos indígenas expressaram suas principais reivindicações por meio de manifestos. Eles denunciam os riscos de genocídio e cobram saúde, educação e terras.

Capítulo 2 – Demarcação: Para viver dignamente e reproduzir seus tradicionais modos de vida, os índios precisam de terra e espaço suficientes para desenvolver suas peculiares relações de interação com a natureza, de onde tiram o sustento. A demarcação e as polêmicas em torno da exploração econômica de terras indígenas são o tema desse capítulo.

Capítulo 3 – Risco de genocídio: Algumas etnias convivem com sérios riscos de desaparecer, como os Guarani-Kaiowá, os Yanomami, os Ye’kuana e alguns povos isolados. As causas são diversas e incluem desmatamento, doenças, garimpos e madeireiras ilegais, violência e até crime organizado. Nesse capítulo, vamos ver alguns dos principais problemas que colocam em risco a vida dos indígenas brasileiros.

Capítulo 4 – Saúde: Vários manifestos indígenas denunciam uma situação caótica no atendimento à saúde. Falta estrutura de atendimento nos distritos sanitários (DSEI) e nas casas de apoio ao índio (CASAI). A saúde indígena é tratada no quarto capítulo da série.

Capítulo 5 – Cultura: Em tempos de desmatamento, agrotóxicos, aquecimento global e crimes socioambientais, o Brasil tem muito a aprender com o modo peculiar de os indígenas lidarem com a terra. Essa visão é determinante nas ações diárias desses mesmos povos na preservação do meio ambiente. A vasta cultura indígena é o tema do último capítulo dessa reportagem especial.

Apresentação e reportagem - José Carlos Oliveira

Edição - Marcio Sardi

Sonoplastia - Carlos Augusto de Paiva

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h

MAIS CONTEÚDO SOBRE