Rádio Câmara

Com a Palavra

Deputados realizam visita técnica aos portos de Santos e Rio de Janeiro

07/04/2017 - 10h36

  • Deputados realizam visita técnica aos portos de Santos e Rio de Janeiro

Integrantes da Comissão de Viação e Transportes farão visita técnica ao porto de Santos, nesta sexta-feira, e ao Porto do Rio de Janeiro, na segunda-feira. O objetivo é identificar possíveis dificuldades do setor portuário em áreas de infraestrutura e operacional, por exemplo, e propor soluções para torná-los competitivos e atender às demandas internacionais.

Atualmente, 90% do comércio de exportação e importação do Brasil passam pelos portos brasileiros. Para atender a alta demanda da produção agrícola do país, só em um dos terminais de cargas do porto de Santos estão sendo investidos mais de R$ 2 bilhões em estrutura.

A intenção da comissão é visitar todos os modais que estão em obras no Brasil. Para repercutir o tema, o Com a Palavra entrevistou o presidente do colegiado, deputado Altineu Côrtes, do PMDB do Rio de Janeiro. Na entrevista, o parlamentar citou como principais desafios do setor o serviço de dragagem, o desembaraço alfandegário, a qualificação da mão de obra e a melhoria de acesso aos portos. Ouça a entrevista completa.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.