Rádio Câmara

Com a Palavra

Entenda qual o papel e a importância das comissões da Câmara dos Deputados

13/03/2017 - 09h00

  • Entenda qual o papel e a importância das comissões da Câmara dos Deputados

Em reunião marcada para esta terça-feira, os líderes partidários deverão definir as presidências das comissões permanentes da Câmara. Na quarta-feira, deverão ser eleitos os presidentes do colegiado. Depois disso, as comissões vão ser instaladas.

Mas você sabe qual é o papel das comissões e a importância delas? Quem explica é a diretora do Departamento de Comissões da Câmara, a servidora Cida Andrade, em entrevista ao Com a Palavra.

Entre outros pontos, Cida Andrade explica que todas as matérias são discutidas nas comissões e, muitas das propostas, aprovadas por elas, já que, desde 1988, os colegiados ganharam poder conclusivo, ou seja, de decidir as propostas apreciadas.

A servidora afirma, ainda, que a Diretoria está discutindo a possibilidade de reorganizar a distribuição das comissões, para reduzir a fragmentação. Segundo Cida Andrade, no ano passado, 597 comissões especiais chegaram a funcionar na Câmara dos Deputados. Este ano, 76 estão em funcionamento.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.