Rádio Câmara

Com a Palavra

Comissão externa vai avaliar e propor medidas para combater consumo de drogas entre os jovens

17/11/2016 - 10h24

  • Comissão externa vai avaliar e propor medidas para combater consumo de drogas entre os jovens

Cerca de 250 milhões de pessoas entre 15 e 64 anos usaram pelo menos um tipo de droga em 2014. Esse número faz parte de relatório do Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crime (Undoc), e corresponde a 5% da população adulta mundial.

No Brasil, a situação também é preocupante, especialmente, entre os mais jovens. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que a taxa dos que usaram drogas ilícitas aumentou de 7,3% para 9% entre 2012 e 2015.

Preocupada com esse crescimento do consumo de drogas entre a juventude, a Câmara criou uma comissão externa para avaliar a situação e propor medidas de combate ao problema.

Para conversar sobre o tema, o Com a Palavra entrevistou a autora da iniciativa e coordenadora do colegiado, deputada Eliziane Gama, do PPS do Maranhão. Segundo ela, o colegiado se reunirá, na semana que vem, para elaborar um plano de trabalho, com a previsão de visitas aos estados, a começar pelo Ceará, Maranhão e Alagoas – apontados como os estados com maior número de consumidores de drogas.

Ouça os detalhes no áudio completo da entrevista.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.