Com a Palavra (atual Painel Eletrônico)
Deputado João Derly discute expectativas do Brasil nas Paralimpíadas Rio 2016
08/09/2016 - 11h10
-
Deputado João Derly discute expectativas do Brasil nas Paralimpíadas Rio 2016
Em meio às comemorações da Independência do Brasil, o país deu início, ontem, às Paralimpíadas Rio 2016.
Historicamente, a origem de competições esportivas entre pessoas com deficiência foi Inglaterra. Mas a primeira edição dos Jogos Paralímpicos ocorreu em 1960, na cidade italiana de Roma. O evento reuniu 400 atletas, de 23 países diferentes.
De lá para cá, as Paralimpíadas se consagraram no mundo esportivo. Nos jogos do Rio, vão participar mais de 4.350 atletas, representando 178 países. Eles vão disputar 523 provas em 22 modalidades esportivas.
Dono da casa, o Brasil entrou nos jogos com 286 competidores e com uma meta desafiadora: ficar entre os cinco melhores no quadro geral de medalhas.
Para conversar sobre o tema, o Com a Palavra convidou o deputado João Derly, da Rede do Rio Grande do Sul. Ele é relator da subcomissão especial criada pela Câmara para acompanhar as Olimpíadas e as Paralimpíadas Rio 2016.
Para o deputado, bicampeão olímpico no judô, a festa de abertura teve uma mensagem clara de inclusão para as pessoas com deficiência ao mesmo tempo que foi um estímulo para um maior investimento no esporte paralímpico. João Derly está otimista em relação ao Brasil que, segundo ele, pode superar o resultado das Paralimpíadas de Londres, onde o país obteve o 7º lugar no quadro geral de medalhas.
Confira a íntegra da entrevista.
Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário