Agenda Cultural
Longa-metragem“Nise, o coração da loucura” é protagonizado por Glória Pires
22/04/2016 - 12h47
-
Longa-metragem“Nise, o coração da loucura” é protagonizado por Glória Pires
Atenção e arte X lobotomia e eletrochoque. na década de 1940, uma psiquiatra alagoana entrou em guerra contra os tratamentos usados em sanatórios e hospícios brasileiros, começando ali uma revolução na psiquiatria mundial.
Essa mulher é Nise da Silveira, que depois de livros e documentários, ganha agora um longa-metragem em sua homenagem. Dirigida por Roberto Berliner, a produção retrata os anos em que a doutora Nise voltou a clinicar depois de dois anos presa. Lotada em um hospital psiquiátrico no subúrbio do rio de janeiro, ela se recusa a empregar o eletrochoque e a lobotomia no tratamento dos esquizofrênicos, o que a isola dos médicos. Resta a
Nise, então, a assumir o abandonado setor de terapia ocupacional, onde ela dá início a uma revolução regida por amor, arte e loucura. Seu trabalho nos ateliês a levou para o mundo, a colocou em contato com seu mestre, Carl Jung e gerou o Museu do Inconsciente. “Nise, o coração da loucura” é protagonizado por Glória Pires. Em Brasília o filme está em cartaz no Espaço Itaú de Cinema Casapark.
Apresentação – Mariana Monteiro e Márcio Salema
Participação Especial – Melissa Barbosa