Com a Palavra (atual Painel Eletrônico)
Criminalização do uso de armas brancas ganha força após recentes ataques no Rio
26/05/2015 - 13h01
-
Criminalização do uso de armas brancas ganha força após recentes ataques no Rio
O debate sobre a criminalização do uso de arma branca no Brasil ganha força após recente onda de crimes com facas no Rio de Janeiro. Em uma semana foram registradas nove vítimas. O caso mais grave ocorreu na noite da última terça-feira (19), na Zona Sul da capital fluminense. O cardiologista Jaime Gold passeava de bicicleta quando foi atacado por ladrões. O médico foi esfaqueado no abdômen, chegou a passar por uma cirurgia, mas não resistiu.
A morte do médico chocou o país e repercutiu na Câmara dos Deputados. Diante do clamor da sociedade, o presidente da Casa, Eduardo Cunha, prometeu levar ao Plenário projeto de lei que criminaliza o porte de arma branca nas ruas. Se aprovado, a pena para quem portar armas como facas, canivetes e estiletes será de três meses a um ano de detenção, mais multa.
Para falar sobre o assunto, esteve Com a Palavra nesta terça-feira o autor da proposta, deputado Lincoln Portela, do PR mineiro. Devido aos recentes acontecimentos, o projeto, apresentado em 2004, já conta com o apoio de entidades da sociedade civil, como a Ordem dos Advogados do Rio de Janeiro. Confira a entrevista!
Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário