Feijoada Completa

Fies: ficou mais difícil obter o financiamento

14/03/2015 - 09h00

  • Fies: ficou mais difícil obter o financiamento (bloco 1)

  • Atravessar Fronteiras: Ouro Preto (bloco 2)

  • Deficiência e beleza são incompatíveis? (bloco 3)

  • Caldo Cultural: Museu Casa de Cora Coralina (bloco 4)

Recentemente, o governo tornou mais rigoroso o critério para a admissão de estudantes no ensino Superior privado pelo Financiamento Estudantil (Fies). Na outra ponta, a porcentagem de estudantes financiados com esses recursos em uma única faculdade ou universidade particular também dependerá da avaliação da instituição no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Que razões motivaram o governo a aumentar o rigor das regras para a concessão do crédito pelo Fies? Seria a busca de alunos mais preparados para ingressar no ensino Superior? Ou a medida é mais uma forma de reduzir as despesas do governo Federal? Esse é o principal tema discutido no programa Feijoada Completa desta semana.

Os entrevistados são o deputado Saraiva Felipe (PMDB-MG), presidente da Comissão de Educação da Câmara, e a professora Elizabeth Balbachevsky, vice-diretora do Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP).

Nas comemorações do Mês da Mulher, o programa discute a relação da mulher com deficiência com a beleza. Como a pessoa com deficiência pode fazer para se sentir mais bela? E como mudar a forma de pensar de parte da sociedade, que ainda vê beleza e deficiência física como incompatíveis?

No Feijoada desta semana, ainda tem a continuidade da série de entrevistas com parlamentares que ocupam uma vaga no Legislativo Federal pela primeira vez.

O programa também conta com o tempero especial dos colunistas que fazem comentários sobre economia, viagens e cinema!

Participe! Envie sugestões e críticas para o e-mail: feijoadacompleta@camara.leg.br.

Apresentação - Edson Junior e Karla Alessandra

Informação, música e opinião compõem o tempero especial da revista eletrônica da Rádio Câmara

Sexta, ao vivo, às 14h, com reapresentação aos sábados, às 9h00. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.