Fatos e Opiniões

Mudança da meta fiscal e cassação do mandato de André Vargas movimentam Plenário

12/12/2014 - 14h57

  • Mudança da meta fiscal e cassação do mandato de André Vargas movimentam Plenário

Gustavo Lima / Câmara dos Deputados
Votação nominal, em primeiro turno, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 434/14, que garante aposentadoria integral ao servidor público que se aposentar por invalidez
Deputados cassam mandato do deputado André Vargas por quebra de decoro parlamentar

Deputados e senadores se reuniram em sessão conjunta do Congresso Nacional para votar a última emenda ao projeto do governo que reduz o superavit primário: a economia que o governo tem que fazer para pagar a dívida pública. Os debates começaram com troca de acusações.

As críticas à proposta do Executivo e as reações dos aliados dominaram os debates.

A oposição ainda tentou inviabilizar a votação da emenda ao propor inversão de pauta, mas o presidente do Congresso indeferiu o pedido. A emenda que tentava limitar as despesas que o governo pode decidir se executa ou não foi votada e rejeitada. O projeto segue para sanção da presidente da República.

Deputados reagiram duramente às declarações do deputado Jair Bolsonaro que teriam ofendido a deputada Maria do Rosário. Tudo começou quando a parlamentar falava da apresentação do relatório da Comissão da Verdade na semana.

Convocada para votar o pedido de cassação de mandato do deputado André Vargas, sem partido do Paraná, a sessão foi encerrada após duas horas de duração. Deputados reagiram. O presidente da Câmara abriu nova sessão.

Henrique Eduardo Alves colocou em votação pedido para reincluir a representação contra o deputado André Vargas na pauta e foi aprovado. A representação pede a cassação de André Vargas por quebra de decoro parlamentar por intermediar, junto ao Ministério da Saúde, negócios do doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal na Operação Lava Jato por envolvimento em esquema de lavagem de dinheiro.

O pedido de cassação de André Vargas por falta de decoro parlamentar foi aprovado por 359 votos a favor, um contra e seis abstenções.

 

Edição — Antonio Carlos Silva

Com linguagem atraente, o programa apresenta uma coletânea dos discursos feitos em Plenário ao longo da semana, editados por tema.

Sexta às 21h e sábado às 6h. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.