Com a Palavra (atual Painel Eletrônico)

Estudo analisa estrutura da União para gestão de desastres naturais

03/11/2014 - 09h26

  • Estudo analisa estrutura da União para gestão de desastres naturais

Mais de 500 mil pessoas morreram no mundo em decorrência de desastres naturais, nas duas últimas décadas. Além do impacto humano, a economia mundial já amargou, nos últimos 40 anos, prejuízos em torno de 2,3 trilhões de dólares devido a catástrofes naturais como enchentes, secas e furações.

No Brasil, entre 1990 e 2010, foram registrados quase 32 mil fenômenos naturais. De acordo com o atlas brasileiro de desastres naturais, essas catástrofes afetaram mais de 96 mil pessoas e causaram mais de 3400 mortes.

Um dos entraves para o enfrentamento do problema está na gestão desses fenômenos. Para discutir o assunto, o Com a Palavra... entrevistou a consultora da Câmara, Roseli Senna Ganem, autora do estudo "A estrutura institucional da União para gestão de desastres naturais".

Em seu trabalho, Roseli aborda a definição para desastres naturais e indica a base constitucional para a gestão de desastres no Brasil, elencando as competências da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, e a responsabilidade de cada ente federado. O texto ainda discorre sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil e identifica os órgãos públicos com atribuições relacionadas com a prevenção, preparação, resposta e reconstrução.

Clique aqui para baixar a íntegra do estudo

Apresentação – Elisabel Ferriche e Luiz Cláudio Canuto

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

.