Fatos e Opiniões

Reajuste para a Polícia Federal é o destaque do Plenário na primeira semana depois das eleições

10/10/2014 - 17h24

  • Reajuste para a Polícia Federal é o destaque do Plenário na primeira semana depois das eleições

 Na primeira semana após as eleições de 5 de outubro, os deputados se reuniram para votar propostas de consenso. Apesar do acordo, os parlamentares tiveram dificuldades para aprovar uma medida provisória que trata da reestruturação das carreiras da Polícia Federal e concede reajuste salarial de 15,8%. Uma das dificuldades foi alcançar o número mínimo de 257 deputados para votar a MP.

O Democratas também condicionou a votação da medida provisória à inclusão na pauta de proposta que susta decreto da presidenta Dilma Rousseff que cria a Política Nacional de Participação Social.

Outra polêmica foi a emenda do PR que pretendia incluir na MP novas exigências para o ingresso nas carreiras de delegado da Polícia Federal e de delegado de Polícia Civil do Distrito Federal, como a comprovação do diploma de bacharel em Direito e de, pelo menos, três anos de atividade jurídica ou policial. A proposta dividiu o Plenário.

Na votação, o quórum só foi alcançado depois de mais de três horas de espera. E a emenda foi rejeitada.

Aprovada sem mudanças, a medida, que perde validade no dia 28 de outubro, ainda terá que ser votada pelo Senado.

A reforma política também foi tema de debates na semana. Deputados criticaram o sistema atual, propuseram mudanças em pontos como o financiamento de campanhas, as coligações e cláusulas de barreiras.

Edição — Antonio Carlos Silva

Com linguagem atraente, o programa apresenta uma coletânea dos discursos feitos em Plenário ao longo da semana, editados por tema.

Sexta às 21h e sábado às 6h. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.