Com a Palavra (atual Painel Eletrônico)
Até 70% das famílias desautorizam doação de órgãos de parentes
23/09/2014 - 11h18
-
Até 70% das famílias desautorizam doação de órgãos de parentes

Durante toda esta semana, diversos eventos vão marcar, em todo o país, o Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado no próximo sábado, dia 27 de setembro. Para chamar a atenção da importância de ser um doador, pontos turísticos como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e vários monumentos em São Paulo vão ser iluminados com a cor verde.
Atualmente, no Brasil, mais de 90% dos transplantes são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). E, para ser doador, não é necessário deixar nada por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar à família sobre o desejo de doar, já que a doação de órgãos só acontece após autorização familiar.
A negativa da família ainda é o principal motivo para que um órgão não seja doado. Segundo dados de 2013, da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), 47% das famílias se negam a fazer a doação. Em alguns estados, como Goiás, Sergipe e Piauí, a taxa de negação chega a 70%. A principal justificativa é o fato de nunca terem conversado sobre o desejo de doar.
Para esclarecer o assunto e conscientizar a população sobre a importância da doação, o Com a Palavra... entrevistou o presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), Lúcio Pacheco.
Apresentação – Lincoln Macário e Ana Raquel Macedo