Rádio Câmara

Com a Palavra

Brasil pode ser 1º país a compensar todo o carbono emitido em uma Copa

15/07/2014 - 10h04

  • Brasil pode ser 1º país a compensar todo o carbono emitido em uma Copa

Apesar da derrota nos campos, o Brasil pode se considerar vitorioso em outro aspecto da Copa do Mundo de 2014. As ações de sustentabilidade durante o mundial tiveram o êxito esperado no combate às emissões de carbono para a realização do evento.

Gervasio Baptista/ABR
Cláudio Langone, coordenador da Câmara Temática de Sustentabilidade da Copa
Cláudio Langone, coordenador da Câmara Temática de Sustentabilidade da Copa.

Até agora, foram neutralizadas 545 mil toneladas de carbono, volume consideravelmente superior às 59 mil toneladas previstas para as obras, energia e outras atividades ligadas diretamente à organização do evento. Esse número equivale à preservação de 1124 hectares de floresta Amazônica. 

Embora os dados sejam satisfatórios, o governo brasileiro ainda espera ser o primeiro país a buscar, voluntariamente, compensação de todos os gases de efeito estufa emitidos por uma Copa do Mundo da FIFA. Isso significa mitigar as emissões indiretas, decorrentes, em sua maioria, do transporte aéreo internacional para o mundial.

Para fazer um balanço sobre essa questão, o Com a Palavra conversou com o coordenador da Câmara Temática de Sustentabilidade da Copa, Cláudio Langone.

Apresentação: Lincon Macário e Elizabel Ferriche.

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

MAIS CONTEÚDO SOBRE