Fatos e Opiniões
Polêmicas nas votações marcaram a semana
11/04/2014 - 16h00
-
Polêmicas nas votações marcaram a semana

Polêmicas nas votações marcaram a semana. A pauta trancada por medidas provisórias, como a que autoriza a União a conceder crédito de R$ 24 bilhões ao BNDES, e a que estende o Regime Diferenciado de Contratações a todas as licitações dos governos federal, estaduais e municipais; e, ainda, a obstrução da oposição para garantir a instalação de CPI para investigar a Petrobras impediam o avanço nas votações.
Na terça-feira, enquanto líderes buscavam acordo, a obstrução continuava. O líder do Democratas chegou a anunciar as condições para o partido encerrar a obstrução.
Mesmo sem acordo, as votações seguiam. Entre uma sessão e outra, o presidente reuniu líderes e, em seguida, fez uma proposta de acordo que garantisse as votações. A proposta foi aceita e os deputados iniciaram a votação das proposições que trancavam a pauta.
A necessidade de instalação de CPI mista para investigar denúncias contra a Petrobras também foi tema de debates. A proposta do governo, em tramitação no Senado, também inclui investigação em contratos do metrô de São Paulo e Distrito Federal e no Porto de Suape, em Pernambuco.
Texto e apresentação: Antônio Carlos Silva