Rádio Câmara

Reportagem Especial

Os 15 anos da Rádio Câmara

03/02/2014 - 10h50

  • Os 15 anos da Rádio Câmara

A Rádio Câmara completou 15 anos. Há uma década e meia, a Rádio da Cidadania oferece jornalismo, campanhas de utilidade pública, cultura e música de qualidade por meio de frequência modulada, internet e de duas mil rádios parceiras de todo o país. Conheça um pouco desta história na Reportagem Especial desta semana, em três capítulos. O repórter é Mauro Ceccherini.

20 de janeiro de 1999 marca o início da transmissão do sinal da Rádio Câmara.
Criada pelo então presidente Michel Temer, a emissora nasceu para transmitir ao vivo as sessões de plenário.

Com o tempo, a Rádio Câmara agregou jornalismo, programas culturais, programas sobre cidadania, campanhas de utilidade pública e radionovelas educativas.

Divulgação
Gravação de radionovela
Equipe da Rádio Câmara em gravação da radionovela "Caminho das Águas"

Mesmo após 15 anos, o objetivo principal da Rádio Câmara continua o mesmo: aproximar o cidadão do Parlamento.

O diferencial da emissora é ir além da cobertura da mídia comercial, que - muitas vezes - se concentra só no que ocorre no plenário Ulisses Guimarães.

A Câmara tem 21 comissões permanentes, 513 deputados federais e uma infinidade de temas discutidos diariamente.

Este é o alvo da cobertura da Câmara, aliada com o imediatismo do rádio, como explica o jornalista Jairo Ribeiro.

"Aquele imediatismo, aquela possibilidade de estar em qualquer lugar - dentro do carro, na cozinha de casa - essa capacidade de o rádio chegar em qualquer lugar, permite que o cidadão alcance as informações do que se passa dentro de uma casa em que se faz leis."

Transparência

Jairo Ribeiro também afirma que a cobertura da Rádio Câmara contribui para desmistificar a visão que se tem do parlamento brasileiro.

"As pessoas têm uma ideia de que na Câmara se trabalha pouco, né. Aquelas notícias que se divulgam por ai de que deputado tem muita folga, trabalha muito pouco, tem 2, 3 dias por semana... E o fato é que, aqui dentro, enquanto as coisas acontecem, se trabalha muito. O processo legislativo em si, ele exige muitas reuniões, comissões, debates e isso sendo mostrado pelo Rádio permite que as pessoas saibam que, de fato, se trabalha aqui dentro. Essa possibilidade de conhecer o interior, o trabalho, o processo legislativo em si, através do Rádio, é algo a mais que a Casa oferece para a população brasileira. Como o trabalho dos veículos de comunicação da Câmara é integrado, as reportagens da Rádio vão direto para o site da Agência Câmara, acompanhado de perto pelos editores dos principais jornais e agências do país."

Rodolfo Stuckert
Chinaglia concede entrevista à Rádio Câmara
Cobertura jornalística aproxima cidadão do trabalho parlamentar

O editor Aprígio Nogueira destaca os três critérios principais do jornalismo da Rádio Câmara:

"Primeiro é o rigor na informação. Somos uma fonte primária de notícias e temos de ser bastante rigorosos porque um erro pode tomar uma dimensão muito grande. O segundo é a pluralidade. Ou seja: a gente procura sempre ouvir todos os lados envolvidos em tudo que a gente faz aqui - não só entre os deputados, os que são contra, os que são a favor, como também com quem vai ser afetado por um projeto que está sendo apreciado na Casa: categorias profissionais ou outro tipo de pessoa ou qualquer um que possa ser afetado por um projeto que venha a ser aprovado aqui. E o terceiro critério é a neutralidade. Ou seja: a gente não emite opinião. A opinião quem tem é o ouvinte. Ele escuta nossa matéria, nossos programas jornalísticos. Ele escuta os deputados contra e a favor de determinados projetos, audiências públicas de que estamos tratando, enfim, e ele tira as suas próprias conclusões."

O jornalista Edson Júnior, apresentador do programa "Feijoada Completa", diz que esses parâmetros se refletem no produto final da Rádio.

"Aquilo que a gente consegue apurar. Aquilo que a gente faz um trabalho que é jornalismo de verdade, que tem opinião das pessoas que a gente consegue ouvir, as diferentes opiniões e consegue equilibrar as posições, que a gente não tende para um lado , que a gente não tende para o outro, é sempre muito respeitado aqui. E isso é importante."

Reconhecimento

Ao longo de sua história, a Rádio Câmara vem colecionando prêmios e certificações.

As reportagens especiais da emissora, por exemplo, receberam uma dezena de prêmios.
Entre elas, está a série sobre os carroceiros, produzida em 2012 pela repórter Daniele Lessa.

Trilha: Reportagem Especial

Outros programas premiados são: "Quinze Minutos de Cidadania" e "Fator de Risco".

A campanha "Pequenos Cuidados Evitam Grandes Acidentes", uma parceria com a ONG Criança Segura, garantiu à Rádio Câmara a certificação pelo Unicef como Rádio Amiga da Criança.

Trilha: campanha

Em 2009, a Rádio Câmara ganhou espaço na Europa ao fechar uma parceria com a CSB Rádio, de Portugal.
O programa "Conexão Brasil", produzido aqui, foi veiculado na emissora portuguesa, que alcança Lisboa e arredores.

Trilha: Conexão Brasil

A Rádio Câmara também participa do programa de acessibilidade da Câmara dos Deputados, produzindo audiolivros e a leitura da Constituição, de algumas leis básicas e convenções internacionais.

Este material está disponível no Centro de Documentação e Informação da Casa ou no site da Câmara dos Deputados. O endereço é: www.camara.leg.br

Saiba, amanhã, como a Rádio Câmara chega aos lugares mais remotos do país.

Da Rádio Câmara, de Brasília, Mauro Ceccherini

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h