Com a Palavra (atual Painel Eletrônico)
Ideia de reajustar piso do professor com base no INPC é rejeitada pela categoria
03/12/2013 - 08h55
-
Ideia de reajustar piso do professor com base no INPC é rejeitada pela categoria
O final do ano já chegou e ainda não há uma definição sobre qual vai ser o critério de reajuste do piso salarial nacional do magistério público de educação básica para 2014.
Pelo piso valorizado e por ganhos reais, trabalhadores em educação vão realizar ato público, amanhã, no Congresso Nacional. Os professores vão protestar contra a proposta dos governadores de uma nova fórmula de cálculo, entregue ao governo.
A sugestão é reajustar o piso com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior, acrescido de 50% da variação real - descontada a inflação - do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
A categoria, no entanto, considera a proposta um retrocesso e que o INPC vai congelar o piso da categoria. Atualmente, o piso dos professores é de R$1.567. Em janeiro, esse valor passaria para R$ 1. 656, ou seja, um reajuste de 5,4%.
O programa Com a Palavra convidou o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (Cnte), para repercutir a pauta de reivindicação dos professores.
Apresentação: Lincoln Macário e Elisabel Ferriche