Rádio Câmara

Com a Palavra

Deputado lamenta que somente presos ricos têm direito à saúde garantido

26/11/2013 - 10h28

  • Deputado lamenta que somente presos ricos têm direito à saúde garantido

A situação de saúde do deputado licenciado José Genoíno, do PT paulista, que cumpre pena pela condenação no processo do mensalão e foi autorizado, provisoriamente, para que faça tratamento médico domiciliar ou hospitalar, por conta de uma grave doença cardíaca, jogou luz a um problema que poucos enxergam - as precárias condições de presos doentes, no país.

Para se ter uma ideia do tamanho do problema, somente no Mato Grosso, mutirão realizado, no primeiro semestre deste ano, pela Vara de Execuções Penais, na cadeia pública de Cáceres, constatou grande quantidade de presos doentes que necessitavam de atendimento médico.

Segundo dados da Vara de Execuções Criminais da capital gaúcha, das 278 mortes ocorridas nos 25 presídios da região metropolitana de Porto Alegre, nos últimos quatro anos, quase 90% foram causadas por doenças. A maioria dos presos têm Aids e tuberculose e morrem por insuficiência respiratória, sem receber assistência à saúde.

Nas prisões brasileiras, a realidade se repete implacavelmente. E quem conhece bem essa situação é o deputado Domingos Dutra, do Solidariedade, do Maranhão. O parlamentar foi relator da CPI do Sistema Carcerário, de 2007 a 2008.
 

Apresentação: Lincoln Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.