Fatos e Opiniões
Condenações de deputados por envolvimento no mensalão repercutem em plenário
22/11/2013 - 21h00
-
Condenações de deputados por envolvimento no mensalão repercutem em plenário
Os mandados de prisão expedidos pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, para os condenados pelo envolvimento no caso conhecido como mensalão repercutiram na Câmara. Parlamentares petistas saíram em defesa do ex-ministro José Dirceu, do deputado licenciado José Genoino e do ex-tesoureiro Delúbio Soares, todos do PT.
A oposição rebateu os argumentos dos parlamentares do PT. A polêmica continuou.
Deputados e senadores reunidos em sessão do Congresso Nacional debateram a votação do projeto que anula a sessão do dia 1º de abril de 1964 que declarou vaga a Presidência da República, ocupada por João Goulart, que havia viajado para o Rio Grande do Sul. A decisão do Congresso abriu caminho para a ditadura militar.
Havia acordo de líderes para aprovar a proposta. Mas o deputado Jair Bolsonaro, contra o projeto, tentou impedir a votação da proposta ao pedir votação nominal, na expectativa deque não houvesse número suficiente de parlamentares para aprovação do projeto.
As manifestações de apoio ao cancelamento da sessão de abril de 1964 foram muitas. O presidente do Congresso negou o pedido de Jair Bolsonaro, e o projeto foi aprovado em votação simbólica.
Texto e apresentação: Antônio Carlos Silva