Rádio Câmara

Reportagem Especial

Mensagem de diferentes religiões a respeito do Natal - Bloco 4 (04'56")

17/12/2008 - 00h00

  • Mensagem de diferentes religiões a respeito do Natal - Bloco 4 (04'56")

"Esse verso, nós falamos: Deus, agradeço para chegar no mundo, agradeço, nasceu seu filho aqui dentro de nós, Jesus Cristo."

Ouvimos o padre Basílio Gelevan, da Igreja Ortodoxa Russa do Rio de Janeiro. A Igreja Ortodoxa celebra o Natal em janeiro, pois segue o antigo calendário juliano, que era o calendário em vigor na época do nascimento de Cristo. Os fiéis fazem um jejum ao longo de todo o mês de dezembro. E no dia sete de janeiro, quando saem da Igreja, as pessoas se reúnem em família e cantam hinos, como esse que acabamos de ouvir.

Natal é nascimento de Jesus, momento de reflexão para cristãos de diferentes religiões. O padre católico Carlos Gustavo Haas lembra que esse é um tempo em que as pessoas podem sentir o valor real da simplicidade e da humildade.

"O tempo de o Natal deveria ser o temo da simplicidade, da humildade, o tempo de não se preocupar com tantas coisas inferiores. A gente faz, até insiste muito na Igreja, que nossos presépios... coloca enfeite, pisca-pisca. É completamente o contrário do que São Francisco queria"

Mas a festa e a troca de presentes também pode conviver com a celebração do Natal no coração dos fiéis, como aponta o pastor da Igreja Presbiteriana, Weber Sérgio.

"Toda aquela alegria, toda aquela festa, ela deve visar um momento de regozijo por causa daquilo que Deus fez há mais de dois mil anos atrás, que foi enviar Jesus Cristo para mudar o nosso mundo, começando pelo nosso mundo interior, mudando o nosso coração."

Marta Antunes, diretora da Federação Espírita Brasileira, lembra que Natal também é momento de solidariedade, época de ajudar o próximo. E ajudar não apenas com bens materiais, mas também com uma visita, um carinho e um olhar atencioso.

"Uma coisa assim que não é um bem material que você está dando, mas um bem espiritual. É claro que essas coisas a gente deve fazer o ano todo, mas nesse dia as pessoas estão mais sensíveis, pelas mensagens, pelas vibrações que correm pelo ar, então é um momento de fazer algo de bom por alguém, uma oportunidade de pelo menos uma vez no ano fazer uma coisa boa por alguém sem esperar uma retribuição."

A umbanda celebra o Natal da mesma forma que os católicos. Ronaldo Linares, da Federação Umbandista do Grande ABC, explica que Jesus Cristo acaba se sincretizando com Oxalá. Na umbanda, Oxalá é o maior e o mais respeitado de todos os orixás. Ronaldo envia uma mensagem de paz e espiritualidade a todos os povos e religiões.

"Os nossos desejos que todo o povo, independentemente da religião que professe, mas que sejam abençoados por Deus nesse Natal. E que Deus possa manter acesa no coração de cada um a chama da espiritualidade que afasta para bem longe as trevas da incerteza."

De Brasília, Daniele Lessa

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h