Câmara é História
Brasília: A marca do governo de Juscelino Kubitscheck (05' 20")
16/04/2006 - 00h00
-
Brasília: A marca do governo de Juscelino Kubitscheck (05' 20")
A construção de Brasília é a grande marca do governo de Juscelino Kubitscheck.
O plano de transferir a capital para o interior, no entanto, é antigo, baseado em razões estratégicas de defesa e de integração nacional.
A idéia foi defendida já no século Dezoito pelos conjurados da Inconfidência Mineira e depois pelo Correio Braziliense de Hipólito José da Costa, em 1813.
Embora Brasília seja uma cidade nova, o projeto de construção da capital vem da época do Brasil Império. Em 1823, José Bonifácio apresentou um projeto para mudança da capital, sugerindo o nome "Brasília". Mas D. Pedro I dissolveu a Constituinte antes que se pudesse aprovar o projeto.
A Primeira Constituição republicana, de 1891, endossa o projeto e dá ao Congresso brasileiro a tarefa de mudar a capital do Brasil do Rio de Janeiro para o Planalto Central.
Em 1922, no Centenário da Independência, o Governo brasileiro chegou a lançar a pedra fundamental na cidade de Planaltina. Mas naquele ano nenhuma construção foi iniciada.
Nos anos seguintes, a mudança da capital foi sucessivamente adiada e deixou de constar da agenda política do país por um bom tempo.
Em 1955, o candidato a presidente, Juscelino Kubitscheck assumiu o compromisso de construir a nova capital brasileira. Eleito, criou a empresa Novacap com a responsabilidade de promover o concurso nacional do Plano Piloto e gerenciar a construção de Brasília.
Em 1956, já presidente, JK assinou o primeiro ato no local da futura capital.
O projeto de mudança da capital passou no Congresso em clima de desconfiança. No ano seguinte são iniciados os trabalhos de construção da nova capital.
"No local em que será a Praça dos Três Poderes o ministro Eurico Sales assiste o senhor Israel Pinheiro acionar a máquina para o batimento da primeira estaca do Congresso Nacional"
O projeto urbanístico vencedor inspira-se em uma cruz. O arquiteto Oscar Niemeyer projeta os principais edifícios.
As obras caminham de forma frenética. No ano de 1957, o operariado passa de 2.500 homens para 30 mil homens.
Em 21 de abril de 1960, Brasília, a cidade planejada e nova capital, é enfim inaugurada pelo então presidente Juscelino Kubitschek. A cidade ainda era um canteiro de obras com parte dos prédios públicos previstos e alguns edifícios residenciais.
A solenidade de abertura do Congresso Nacional em Brasília é pontuada pelo discurso do então vice-presidente da República João Goulart, que também era presidente do Congresso Nacional.
"Com o interesse de todo o país voltado para o Planalto competirá ao Congresso fazer-se presente em todos os quadrantes da nacionalidade.
Assim vitalizaremos a nova capital, ou seja a cabeça da própria nacionalidade. Exprimí-la como um todo é a aspiração e a justificativa da cidade que nasce a nossa volta, marcando um limiar de uma nova etapa da vida nacional. Na emoção deste momento estou certo de falar por todos ao dizer que nós representantes do povo brasileiro procuraremos também cumprir a nossa parte no grande empreendimento a que se lançou o Brasil, com Brasília"
Seis meses depois Jânio Quadros é o primeiro presidente a tomar posse em Brasília.
O Brasil vive a Bossa Nova.
Sonora: Música- Presidente Bossa Nova. por Juca Chaves.
Veja a íntegra do discurso de João Goulart no site da Câmara dos Deputados (www.camara. gov. br/Rádio.