Rádio Câmara

Reportagem Especial

Especial Saúde Bucal - Cuidados para ter um sorisso bonito - ( 07' 12" )

27/10/2005 - 00h00

  • Especial Saúde Bucal - Cuidados para ter um sorisso bonito - ( 07' 12" )

Médico cuida do corpo e dentista cuida da boca, certo? Errado. Cada vez mais a saúde do homem pede que os profissionais tenham uma visão mais ampla das doenças e de como elas podem ser tratadas. Nesse sentido, as doenças da boca podem afetar outras partes do corpo, assim como problemas de estômago, por exemplo, podem interferir na boca. A odontopediatra Izabel Cabral, que trabalha com odontologia social na UFRJ, ilustra essa questão.

"Não pode separar a boca do resto do corpo, esse é o grande problema. O açúcar faz mal para os dentes, você pode ficar diabético, pode aumentar o colesterol, você pode ficar obeso, é verdade ou é mentira?"

Isso é importante para que as pessoas se lembrem que cuidar da boca e dos dentes é coisa séria. A doença mais grave que pode acontecer na boca é o câncer. O problema mata mais de três mil brasileiros por ano, e pode ser curado se for detectado no início. Qualquer ferida na boca que não cicatrize em até duas semanas deve levar você imediatamente a procurar ajuda profissional. Quanto mais rápido o diagnóstico for feito, maiores as chances de sucesso.

Mas o problema mais frequente na boca é a velha e boa cárie. A doença frequentemente é vista como algo sem importância, como destaca o professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, Paulo Capel.

"É sempre bom lembrar que a cárie é uma doença. A cárie não é um probleminha que as pessoas têm nos dentes. A cárie não tratada, quando evolui sem que o dente seja restaurado, ela atinge as estruturas internas e compromete o dente. E a partir do dente você tem a possibilidade de uma repercussão mais geral que deve ser evitada."

E a cárie, assim como outros problemas bucais, pode ser prevenida com cuidados simples de higiene. Escovar os dentes após as refeições, usar o fio dental e evitar o açúcar, principalmente à noite, são fundamentais para se ter um sorriso sempre aberto. Ao lado da cárie, os problemas de gengiva são os mais comuns nos consultórios dos dentistas. O doutor Jorge Scaff Júnior nos explica o que é a gengivite, uma doença que causa sangramentos nas gengivas.

"O que é gengivite? É uma inflamação na gengiva, causada por falta de escovação, ou uma escovação mal feita, falta de utilização de fio dental e de bochechos adequados."

Se a gengivite não for tratada os ossos da boca se enfraquecem. O resultado é que a pessoa pode perder os dentes, e nunca é demais lembrar que o Brasil tem 30 milhões de pessoas desdentadas. Jorge Scaff Júnior também destaca que alguns remédios podem causar falta de saliva, a chamada boca seca. E saliva protege os dentes e é fundamental para digerir bem os alimentos. Os dentistas pedem que a gente evite comer doces à noite porque nesse horário a produção de saliva diminui muito e os dentes ficam mais expostos às bactérias que causam as cáries. Ou seja, se for para comer doces, prefira fazer isso nas grandes refeições, quando a boca produz mais saliva. E alguns remédios para diabetes e depressão, por exemplo, podem deixar a boca seca. O indicado nesses casos é procurar um médico para trocar os remédios ou usar algum tipo de saliva artificial indicado pelo dentista.

TRILHA

Além de escovar os dentes e usar fio dental, tem uma coisinha que ninguém lembra: escovar a língua. Também existe placa bacteriana na língua, e justamente ela é que causa o mau hálito. Tem que esfregar a língua, tomando cuidado para não machucar. Também é indicado fazer bochechos para tirar a sujeira que fica nas gengivas. Muitas pessoas perguntam quantas vezes por ano devemos ir ao dentista, mas não há resposta para isso. Só um dentista pode avaliar cada paciente e saber em quanto tempo ele deve voltar ao consultório.

Quem usa dentadura deve ficar atento para sentir se ela está confortável. Ela deve ficar firme na boca, mas não a ponto de machucar a gengiva e ocasionar feridas que podem se transformar em problemas mais sérios. Quando uma pessoa tem problemas com a dentadura ou os dentes muitos doentes, ela evita comer muitos tipos de alimentos, o que pode prejudicar a saúde. E muitas vezes quem tem problemas na boca passa a evitar o sorriso, como lembra o dentista Jorge Scaff Júnior.

"Ele não sorri. Você pode perceber que ele sorri de lado, sorri de boca fechada, dá meio sorriso, põe a mão na frente, disfarça, mas nunca sorri abertamente. É muito gostoso você conversar com uma pessoa que tenha um sorriso aberto. Isso aproxima as pessoas."

Proteja o seu sorriso e a sua alegria! Cuide bem de sua higiene e dessa forma você vai prevenir a maior parte das doenças bucais

TRILHA

Você sabia que dores de cabeça, no pescoço e até na coluna podem ter origem em como você morde? O estudo da oclusão, que é a maneira como a mordida acontece, é comum, mas poucos dentistas a usam com a finalidade de tratar a dor. O dentista Rafael Abate trabalha na chamada terapia oclusal, o tratamento da dor por meio de ajustes na mandíbula. Ele explica que poucos milímetros de desvio na mordida fazem com que os músculos da face se alterem para compensar esse desvio e equilibrar a cabeça.

"Então, essa atividade muscular para mudar a posição da mandíbula será 24 horas por dia, e isso é cansativo. Quando cansa, o que acontece? O esforço muscular para o indivíduo manter essa mandíbula na posição incorreta. Aí surgem as contrações musculares, que provocam as dores na face, podem irradiar para a cabeça, pescoço ou ombros."

Rafael Abate destaca que as dores podem se irradiar para a coluna e mesmo para todo o corpo. O tratamento se resume em ajustar a mordida para que ela se encaixe melhor. Se você tem dores constantes sem razão aparente, procure um dentista e peça uma orientação.

De Brasília, Daniele Lessa

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h