15 Minutos de Cidadania

Valorização dos professores

Valorização dos professores

27/04/2026 - 13h00

  • Valorização dos professores

O 15 minutos de Cidadania trata da Política Nacional de Indução à Docência, que virou lei em 2026. São ações em vários eixos que buscam incentivar os jovens a escolher a profissão de professor e capacitar e reconhecer os docentes que já estão em sala de aula. O programa de rádio também aborda outros desafios do magistério no país, como o alto percentual de professores temporários e o descumprimento do piso salarial.

Entrevistados na edição:
Rodolfo Carvalho Cabral, secretário-executivo do Ministério da Educação
Fátima da Silva, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação
Darle Teixeira, gerente de Desenvolvimento Profissional, da Secretaria de Educação do Amazonas
Mateus Moura, universitário contemplado no Programa Pé-de-Meia Licenciaturas
Lucas Santos, professor contemplado com a Bolsa Alocação (Bolsa Mais Professores)

Músicas utilizadas:
Rap sobre o Dia dos Professores, Martis MC
Tamo Junto (Carlinhos Brown e Sérgio Valente) Carlinhos Brown e Lexa
Salário Digno (Margareth Menezes e MC Soffia) Margareth Menezes, MC Soffia e Gilsons
Profissões (Anitta, Umberto Tavares e Jefferson Junior) Clube da Anittinha

Produção: Cristiane Baker e Paula Costa
Reportagem: Cibelle Colmanetti
Trabalhos técnicos: Heverson Urani e Ribamar Guimarães
Apresentação: Cibelle Colmanetti e José Carlos Oliveira
Edição: Claudio Ferreira
Imagem: Deposit Photos

Tire suas dúvidas sobre direitos e deveres.

Em 4 horários: segunda, 13h; quinta, 22h45; e sexta, 6h e 13h. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080