Kalimba
PBS - Positive Black Soul

15/06/2025 - 14h00
-
PBS - POSITIVE BLACK SOUL - Programa completo
-
PBS - POSITIVE BLACK SOUL - bloco 1
-
PBS - POSITIVE BLACK SOUL - bloco 2
-
PBS - POSITIVE BLACK SOUL - bloco 3
Milhões de pessoas foram trazidas à força da África para as Américas para o trabalho escravo. Com eles vieram os ritmos e os instrumentos que transformaram a música ocidental.
No século passado essa musicalidade fez a viagem de volta às origens africanas, desembarcando especialmente na África Ocidental. A música cubana foi executada por orquestras de Gana, da Nigéria, da Costa do Marfim, do Senegal, etc. O jazz se transformou em Afrobeat e se mesclou com o makossa.
Mais tarde, o hip-hop saiu dos Estados Unidos e fez o caminho inverso e desembarcou no Senegal, em meados dos anos 80. Dois jovens senegaleses, Didier Awadi e Amadou Barry (mais conhecido como Duggy Tee), decidiram interpretar o hip hop na sua língua, na sua cultura e combinado com um ritmo nativo da música do Senegal, o Mbalax. Foi assim que surgiu em Dakar, capital do país, o dueto Positive Black Soul, mais conhecido como PBS, no ano de 1989.
O dueto apresentou o hip-hop à África, com suas canções fazendo sucesso em mais de vinte países e inspirando novos grupos. Awadi e Duggy Tee atuaram juntos até 2002. Em 2025 ambos seguem carreira solo, mas se reencontram, de tempos em tempos, para resgatar seu pioneirismo e atualizar suas rimas.
PLAYLIST:
- Bul Faale
- Je ne sais pas
- Nubian Sound
- Daw Thiow
- Nubian FreeStyle
- Why?
- Explique
- Wakh Feighn
- Wouyouma
- Run Cool* (ft Kimani Marley)
- Xoyma
- Back Again
- Ain't No Sunshine
Todas as canções compostas por Didier Awadi e Dug Tee
Kalimba já está há sete anos no ar pela Rádio Câmara FM 96,9 levando aos ouvintes de Brasília, de todo o Brasil, da África e também do mundo inteiro, pela internet, a música da África contemporânea.
Pesquisa, texto e apresentação: Daniel do Amaral
Trabalhos técnicos: Marinho Magalhães