Reportagem Especial
Um novo conceito de museu - Capítulo 3
21/05/2025 - 08h00
-
Um novo conceito de museu - Capítulo 3
O Conselho Internacional de Museus (Icom) aprovou, em 2022, uma nova definição de museu para alinhar os propósitos de instituições em todo o mundo com as demandas dos nossos tempos. Os museus passam por grandes reestruturações, que incluem a repatriação de objetos espoliados durante a colonização e práticas de inclusão social. E o Brasil é um dos protagonistas dessas importantes mudanças.
Em várias partes do mundo, questionamentos da sociedade e da Academia levam à desconstrução do modelo tradicional de museu. Nesse capítulo falamos sobre o que é esse modelo e como a mudança tem a ver com relações diplomáticas e resgates do patrimônio cultural de países do sul global.
Capítulo 3
A devolução do Ubirajara Jubatus, um fóssil raro, retirado ilegalmente do Brasil e trazido de volta da Alemanha em 2023, chamou a atenção para um problema grave. O patrimônio histórico brasileiro é ameaçado por um tráfico internacional intenso que tem como alvo bens culturais como os fósseis. O destino de toda essa riqueza, de valor às vezes inestimável, pode ser museus espalhados pelo mundo.
Entrevistas nessa edição: Aline Ghilardi, professora de geologia e coordenadora de grupo de pesquisa na área de paleontologia na UFRN; Diego Beviláqua, presidente do Icom Brasil, o Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus; Rodrigo Christofoletti, professor do programa de pós-graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora.
No coração da Pequena África, no Rio, existe um museu criado para guardar, fortalecer e divulgar a memória do povo negro. O Muhcab - Museu da História e Cultura Afro-Brasileira – fica num local histórico: a região do Cais do Valongo, onde aconteceu o desembarque dos africanos escravizados no litoral carioca. Seu acervo ultrapassa as paredes do museu, fica também a céu aberto e se mantém vivo nas inúmeras manifestações culturais e sociais que tomam conta do local há séculos.