Kalimba
Gaidaa

15/12/2024 - 14h00
-
GAIDAA - Programa completo
-
GAIDAA - bloco 1
-
GAIDAA - bloco 2
-
GAIDAA - bloco 3
A música da África é feita não apenas por artistas nascidos e residentes na África, mas também por aqueles que deixaram sua terra natal para morar em outros países e, ainda, pelos filhos de pais africanos nascidos fora do continente, que levam o sobrenome e a identidade africana na sua carreira.
Recentemente, Brasília recebeu a visita de uma jovem artista, filha de pais sudaneses e criada na Holanda. O nome dela é Gaidaa, e ela se apresentou também em São Paulo e Recife. Nascida no ano 2000, ela já morou na Inglaterra. Seus estilos são o Rhythm and Blues, o famoso RnB, o soul e o Jazz.
Em 2017 ela já cantava profissionalmente, e em uma de suas apresentações chamou a atenção de um DJ da Armênia, conhecido pelo nome de Full Crate. Foi assim que aconteceu a estreia de Gaidaa: a canção A Storm on a Summer’s Day, gravada em duo com Full Crate.
Como todos os artistas surgidos no início desta década, Gaidaa teve uma desaceleração na sua carreira durante a pandemia da COVID-19. Mas isso não a impediu de produzir novas canções. Nessa fase foi decisivo o apoio da plataforma Colors Studio. Fundada na Alemanha em 2017 como um canal no Youtube, a Colors investe em novos talentos da música de várias partes do mundo, lançando vídeos com versões exclusivas e minimalistas de suas canções. O resultado tem sido um verdadeiro impulso nas carreiras desses artistas, que multiplicam não só suas visualizações nas plataformas de streaming como os convites para shows.
Em 2020 Gaidaa lançou, no projeto A Colors Show os temas Morning Blue e As You Are, e um EP A Colors Show live in New York City.
Gaidaa tem lançado novas canções em EP, com grande aceitação nas plataformas.
Kalimba completou sete anos no ar pela Rádio Câmara FM 96,9 levando aos ouvintes de Brasília, de todo o Brasil e também da África e do mundo inteiro pela internet, a música da África contemporânea.
Texto e apresentação: Daniel do Amaral
Trabalhos técnicos: Edmilson Farias